dispersão de poluentes (2)

VARIÁVEIS SOCIAIS E HUMANAS NOS MODELOS MATEMÁTICOS APLICADOS À ENGENHARIA

Stefane Layana Gaffuri – stefanegaffuri@utfpr.edu.br
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Francisco Beltrão
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica (PPGECT) -Florianópolis – SC

Leandro Bordin – lbordin@uffs.edu.br
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Câmpus Chapecó
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica (PPGECT) -Chapecó – SC

Paula Andrea Grawieski Civiero – paula.civiero@ifc.edu.br
Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul -Rio do Sul – SC

Walter Antonio Bazzo –  Walter.bazzo@ufsc.br

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) -Florianópolis – SC


Resumo: O artigo tem como objeto de estudo o modelo gaussiano de dispersão de poluentes atmosféricos, usualmente praticado no ensino de Engenharia. Para além das técnicas, buscou-se discutir as variáveis sociais e humanas que constituem tal modelo, ao conduzir o estudante de engenharia a uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. Este estudo é relevante pois faz uso de conceitos matemáticos, estatísticos, físicos e químicos, sendo um trabalho interdisciplinar entre as ciências básicas. O modelo em questão equaciona variáveis como direção e velocidade do vento, classe de estabilidade da atmosfera, altura da fonte de poluição, taxas de emissão e superfície do solo e com isso proporciona aos profissionais de Engenharia a possibilidade de simular o comportamento da nuvem de dispersão de acordo com a alteração de qualquer uma de tais variáveis. As melhores decisões técnicas podem ser tomadas a partir dessas mudanças de cenário e, portanto, a Engenharia cumpre com seu papel de resolver problemas, nesse caso da indústria que no seu fazer produtivo/tecnológico causa um problema ambiental para o coletivo da sociedade. Conclui-se que se faz necessário desvelar as variáveis reais que compõem esse modelo e debater sobre as implicações sociais da tecnociência que estão imbricadas na resolução desse algoritmo. Trabalhar nessa perspectiva é explorar ao máximo o potencial da Matemática na educação em Engenharia. É, inclusive, aproveitar disciplinas que apresentam altos índices de retenção e evasão para problematizar a relação entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e para fazer efetivas aproximações entre as ciências básicas e a Engenharia.



Palavras-chave: Modelo Matemático; Engenharia; CTS; Tecnociência.

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