Para o encontro de 2019, realizado no XLVII COBENGE, os
coordenadores do GT-CbME organizaram cinco momentos.
São eles:
Momento 0: Preparação para o Momento I do encontro presencial do GT- CbME por meio da leitura prévia de trabalhos publicados em anais do evento, organizados nos blocos 1, 2 ou 3, apresentados a seguir, os quais abordam aplicações das Ciências Básicas e da
Matemática em problemas específicos da área da Engenharia.
Momento
I: Discussão dos artigos lidos previamente.
(i)
Dinâmica - No encontro presencial os participantes serão reunidos em três grupos,
sendo cada um deles responsável pela discussão de um bloco de trabalhos.
(ii)Foco
das discussões dos trabalhos: os participantes de cada grupo farão a
compilação ou levantamento de indicadores que corroborem para a elaboração de
práticas pedagógicas para o ensino de Ciências Básicas e Matemática, nas
primeiras fases dos cursos de Engenharia. O
levantamento dos indicadores deverá ser realizado levando-se em conta duas
questões- chave:
a) Quais as contribuições trazidas pelos trabalhos analisados e discutidos para o ensino de Ciências Básicas e Matemática nas
Engenharias?
b) Esses trabalhos, direta ou indiretamente,
apontam caminhos para um ensino de Ciências Básicas e Matemática em consonância
ao que é proposto nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os
cursos de Engenharia ?
(iii) Duração do MOMENTO I: Total de 90 min (discussão simultânea dos bloco 1, bloco 2 e
bloco 3). O tempo de discussão para cada trabalho do bloco será de 30 min.
(iv) Composição
dos blocos:
bloco 1 (a ser
analisado pelo Grupo 1 de participantes):
·
O Problema
de Autovalor e suas aplicações à Engenharia de Pontes - disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/NMT243.pdf .
·
Aprendizagem
Interdisciplinar: desenvolvimento de Incubadora de ovos de galinha para
realização de ensaios científicos -
disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE18&codigo=COBENGE18_00049_00001073.pdf
·
Ajuste de
curva, limite, derivada e integral contextualizados, utilizando metodologias de
aprendizagem ativa na disciplina Fundamentos de Engenharia - trabalho produzido especialmente para a reunião
de 2019 do GT-CbME, ainda não publicado e que será apresentado por um dos
autores aos integrantes do Grupo 1.
bloco 2 (a ser
analisado pelo Grupo 2 de participantes):
·
Atividade
Experimental no Ensino de Microbiologia na Engenharia de Alimentos - disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE17&codigo=COBENGE17_00001_00000827.pdf
·
Motor
Stirling Movido à Vela 1000 rpm para melhor entendimento prático da Física no
curso de Ciência e Tecnologia da UFPA campus Ananindeua - disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE17&codigo=COBENGE17_00001_00000822.pdf
·
Interfaces
entre a Engenharia Civil e a Matemática via Problema dos Pórticos: duas
propostas de materiais didáticos - trabalho
produzido especialmente para a reunião de 2019 do GT-CbME, ainda não publicado
e que será apresentado por um dos autores aos integrantes do Grupo 2.
bloco 3 (a ser
analisado pelo Grupo 3 de participantes):
·
Uso de
Princípios da Química Geral Aplicados à Reabilitação Estrutural - disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE19&codigo=COBENGE19_00084_00002705.pdf
·
Desenvolvimento
e Identificação de uma Planta Mimo de Duas Entradas e Duas Saídas para Ensino
de Sistemas de Controle -
disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE19&codigo=COBENGE19_00080_00002423.pdf
·
Laboratório
de Matemática para o Ingressante em Engenharia: Contextualização, Fundamentação
e Aplicação em um Ambiente Computacional Dinâmico - disponível em:http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE19&codigo=COBENGE19_00080_00001955.pdf
Momento II - Com
duração de 60 minutos, este momento proporcionará a socialização dos
indicadores levantados a partir das discussões realizadas em cada grupo. Cada
grupo terá 20 minutos para socializar a síntese de suas discussões, que foram
norteadas pelas duas questões propostas pela coordenação do GT.
Momento III - Fechamento, com
duração de 30 min.
Momento IV- Continuidade
das discussões desencadeadas a partir do
encontro presencial do GT-CbME no Cobenge 2019,
por meio do blog.
Se vc chegou até aqui, aproveitamos a oportunidade para convidar para participar das atividades do GT-CbME, realizando a leitura dos trabalhos de um dos blocos (1, 2 ou 3) e participando das discussões no encontro presencial do GT no COBENGE 2019, ou participando virtualmente, aqui no blog.
Se não puder ir ao evento, realize a leitura dos trabalhos de um determinado bloco, e apresente suas contribuições sobre os trabalhos analisados (blocos 1, 2 ou 3), norteadas pelas duas questões chaves apresentadas pelos coordenadores do GT. Para isso utilize o espaço dos comentários disponíveis nesta página ou crie uma postagem .
Desde já agradecemos sua valiosa colaboração.
Att. Simone e Grabriel - Coordenadores do GT-CbME.
Nenhum comentário:
Postar um comentário