Pauta de Trabalho COBENGE 2019


Para o encontro de 2019, realizado no XLVII COBENGE,  os coordenadores do GT-CbME organizaram cinco momentos
São eles: 
     Momento 0: Preparação para o Momento I do encontro presencial do GT- CbME  por meio da leitura  prévia de trabalhos  publicados em  anais  do evento, organizados nos blocos 1, 2 ou 3, apresentados a seguir, os  quais abordam aplicações das Ciências Básicas e da Matemática em problemas específicos da área da Engenharia.    
      Momento I:  Discussão dos artigos lidos previamente.

(i) Dinâmica  - No encontro presencial os participantes serão reunidos em três grupos, sendo cada um deles responsável pela discussão de um bloco de trabalhos. 


(ii)Foco das discussões dos trabalhos: os participantes de cada grupo farão a compilação ou levantamento de indicadores que corroborem para a elaboração de práticas pedagógicas para o ensino de Ciências Básicas e Matemática, nas primeiras fases dos cursos de Engenharia. O levantamento dos indicadores deverá ser realizado levando-se em conta duas questões- chave:


a) Quais as contribuições trazidas pelos trabalhos analisados e discutidos para o ensino de Ciências Básicas e Matemática nas Engenharias?
b) Esses trabalhos, direta ou indiretamente, apontam caminhos para um ensino de Ciências Básicas e Matemática em consonância ao que é proposto nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Engenharia ? 

(iii) Duração do MOMENTO I: Total de 90 min (discussão simultânea dos bloco 1, bloco 2 e bloco 3). O tempo de  discussão para cada trabalho do bloco será de 30 min.
(iv) Composição dos blocos:
bloco 1 (a ser analisado pelo Grupo 1 de participantes):
·         O Problema de Autovalor e suas aplicações à Engenharia de Pontes - disponível em: aqui  http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/NMT243.pdf
·         Aprendizagem Interdisciplinar: desenvolvimento de Incubadora de ovos de galinha para realização de ensaios científicos - disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE18&codigo=COBENGE18_00049_00001073.pdf 
·         Ajuste de curva, limite, derivada e integral contextualizados, utilizando metodologias de aprendizagem ativa na disciplina Fundamentos de Engenharia - trabalho produzido especialmente para a reunião de 2019 do GT-CbME, ainda não publicado e que será apresentado por um dos autores aos integrantes do Grupo 1. 
bloco 2 (a ser analisado pelo Grupo 2 de participantes):
·         Atividade Experimental no Ensino de Microbiologia na Engenharia de Alimentos - disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE17&codigo=COBENGE17_00001_00000827.pdf 
·         Motor Stirling Movido à Vela 1000 rpm para melhor entendimento prático da Física no curso de Ciência e Tecnologia da UFPA campus Ananindeua - disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE17&codigo=COBENGE17_00001_00000822.pdf 
·         Interfaces entre a Engenharia Civil e a Matemática via Problema dos Pórticos: duas propostas de materiais didáticos - trabalho produzido especialmente para a reunião de 2019 do GT-CbME, ainda não publicado e que será apresentado por um dos autores aos integrantes do Grupo 2. 
bloco 3 (a ser analisado pelo Grupo 3 de participantes):
·         Uso de Princípios da Química Geral Aplicados à Reabilitação Estrutural - disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE19&codigo=COBENGE19_00084_00002705.pdf 
·         Desenvolvimento e Identificação de uma Planta Mimo de Duas Entradas e Duas Saídas para Ensino de Sistemas de Controle - disponível em: aqui http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE19&codigo=COBENGE19_00080_00002423.pdf 
·         Laboratório de Matemática para o Ingressante em Engenharia: Contextualização, Fundamentação e Aplicação em um Ambiente Computacional Dinâmico - disponível em:http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE19&codigo=COBENGE19_00080_00001955.pdf 

Momento  II - Com duração de 60 minutos, este momento proporcionará a socialização dos indicadores levantados a partir das discussões realizadas em  cada grupo. Cada grupo terá 20 minutos para socializar a síntese de suas discussões, que foram norteadas pelas duas questões propostas pela coordenação  do GT.    


      Momento  III - Fechamento, com duração de 30 min.  


      Momento  IV- Continuidade das discussões desencadeadas a partir do encontro presencial do GT-CbME no Cobenge 2019, por meio do blog. 


 Se vc chegou até aqui, aproveitamos a oportunidade para convidar para participar das atividades do GT-CbME, realizando a leitura dos trabalhos de  um dos blocos  (1, 2 ou 3)   e participando das discussões no encontro presencial do GT no COBENGE 2019, ou participando virtualmente, aqui no blog. 

 Se não puder ir ao evento,  realize a leitura dos trabalhos de um determinado bloco, e apresente suas contribuições sobre os trabalhos analisados (blocos 1, 2 ou 3), norteadas pelas duas questões chaves apresentadas pelos coordenadores do GT. Para isso utilize o espaço dos  comentários disponíveis nesta página ou crie uma postagem . 

Desde já agradecemos sua valiosa colaboração.
Att. Simone e Grabriel - Coordenadores do GT-CbME.




Nenhum comentário:

Postar um comentário