vigas estaiadas (2)

ESTRUTURA ESTAIADA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ENGENHARIA, FÍSICA E MATEMÁTICA EM UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA

Fábio Gerab – prifgerab@fei.edu.br
Tiago Estrela de Oliveira – t.estrela@fei.edu.br
Centro Universitário FEI – Departamento de Matemática

Bruno Eizo Higaki – bruno.higaki@fei.edu.br
Kurt André Pereira Amann –kpereira@fei.edu.br
Centro Universitário FEI – Departamento de Engenharia Civil

Antonio Santoro – asantoro@fei.edu.br
Centro Universitário FEI – Departamento de Física

Resumo: Discute-se um problema real, a ser estudado ao longo de um curso de engenharia, integrando as Ciências Básicas e a Matemática com áreas específicas da Engenharia. O problema baseia em uma estrutura rígida sustentada por cabos. Inicialmente o estudante é instigado a buscar tanto a sua solução analítica, com conceitos de matemática e física, como a solução numérica, utilizando conhecimentos de cálculo numérico e de computação. Ainda nas etapas iniciais do curso o problema permite o desenvolvimento de habilidades tanto em desenho técnico, tomando o projeto  como temática, como laboratoriais, utilizando um modelo semelhante no laboratório de Física. Posteriormente o problema ganha complexidade pois agregam-se cálculos estruturais, utilizando conhecimentos de resistência dos materiais e de otimização. Em etapas finais do curso, o estudante desenvolve habilidades em otimização de um projeto real, considerando tanto as suas características estruturais, como a correta avaliação dos custos do projeto. Este projeto  pode ser revisitado ao longo do curso, em distintos graus de profundidade, permitindo uma abordagem multidisciplinar.



Palavras-chave: Educação em Engenharia, Aprendizagem Significativa, Educação Superior, Aprendizagem baseada em Problemas, Ciências Básicas.

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