UMA ABORDAGEM NA DISCIPLINA DE CÁLCULO CONTEMPLANDO CIRCUITOS ELÉTRICOS
Nival Nunes de Almeida – nivalnunes@yahoo.com.br
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Valquiria Villas-Boas – vvillasboas@gmail.com
Universidade de Caxias do Sul -UCS
Simone Leal Schwertl –sileal@furb.br
Universidade Regional de Blumenau -FURB
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - mrehfeld@univates.br
O presente texto traz uma abordagem para a disciplina de Cálculo contemplando circuitos elétricos. Apresentam-se os elementos essenciais de um circuito RC, bem como a modelagem matemática do mesmo, de forma a explicitar a necessidade de conhecimentos na área de Física, Funções e Cálculo Diferencial e Integral para a compreensão e o desenvolvimento das soluções desejadas. Na sequência, aspectos da compreensão física do problema são abordados à luz da teoria da aprendizagem significativa. De outra parte, professores da área da Matemática trazem suas contribuições fazendo ponderações acerca das dificuldades enfrentadas pelos professores de Cálculo, que atuam nas primeiras fases dos cursos de Engenharia. O texto é finalizado pontuando a importância do diálogo entre os professores da parte comum do curso de Engenharia para compreensão e apropriação de conceitos deste tema para serem aplicados em circuitos elétricos.
Palavras-chave: Circuitos Elétricos; Ensino e aprendizagem de Cálculo; Aprendizagem significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário