Problema dos pórticos (2)

PROBLEMA DOS PÓRTICOS – INTERFACES ENTRE A ENGENHARIA CIVIL, AS CIÊNCIAS BÁSICAS E A MATEMÁTICA

Barbara Lutaif Bianchini** – barbara@pucsp.br
Eloiza Gomes* – eloiza@maua.br
Gabriel Loureiro de Lima** – gllima@pucsp.br
Juliana Ribeiro Cordeiro* – julianarc@maua.br
Karina Bradaschia Rocha* – karina.rocha@maua.br
Luis Geraldo Cardoso dos Santos* – lgcsanto@maua.br
Paula Meirelles Bolelli* – paula.bolelli@maua.br
Rodrigo Cutri* – rodrigo.cutri@maua.br
*Instituto Mauá de Tecnologia – IMT

**Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

 Resumo: Com o objetivo de construir um problema integrando disciplinas de Ciências Básicas e Matemática (CbM) com aquelas específicas e profissionalizantes dos cursos de Engenharia, apresentamos um exemplo de aplicação de conceitos matemáticos, físicos e químicos na solução de um problema clássico estudado na Engenharia Civil. Trata-se de um problema de pórtico de um pavimento, submetido a uma força estática, que faz com que a estrutura vibre livremente. Partimos de uma situação, cuja proposta e solução nos foi apresentada por engenheiros civis e exploramos de maneira detalhada os conceitos das CbM presentes em tal contexto. Buscamos refletir a respeito das adaptações necessárias para a sua utilização em sala de aula e sobre os objetivos e potencialidades desse uso no que tange ao ensino e à aprendizagem de CbM. Destacamos também possíveis divergências de linguagem entre as abordagens da Engenharia e aquelas das CbM.

Palavras-chave: Ciências Básicas e Matemática. Engenharia Civil. Pórticos. Contextualização.

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